Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Projetos em parceria com a Junta de Freguesia de Amora

Na semana passada, a turma G, do 11º ano, esteve na Junta de Freguesia de Amora para uma reunião com o seu presidente.

No desenvolvimento das atividades da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos decidiram apresentar os seus projetos ao presidente Manuel Araújo e solicitar a sua colaboração. Explicaram-lhe que estão a trabalhar os domínios da Educação Ambiental, Voluntariado, Saúde Animal e Arte e Cidadania.

A partir destes domínios e envolvendo diferentes áreas, apresentaram três projetos: Muros com vida, em colaboração com o Eco-escolas, centrado na temática da biodiversidade da nossa zona do sapal-rio, com animais aqui existentes, pretendendo alertar para os perigos da destruição do meio ambiente; O lixo no lixo, a partir da reciclagem de pneus e, ainda sem nome, um dia de voluntariado, em que os alunos vão sensibilizar os donos de cães para a recolha de dejetos.  
O presidente Manuel Araújo e a secretária da Junta de Freguesia, Helena Quinta, demonstraram muito interesse nas propostas apresentadas, disponibilizaram-se a colaborar e deram algumas sugestões — uma das quais foi a elaboração, pelos alunos, de um prospeto relativo à recolha dos dejetos dos animais, a ser impresso pela Junta.



No final, ficou acordado que o projeto Muros com Vida e o projeto do voluntariado irão contar com o apoio e a colaboração da Junta de Freguesia de Amora.


Sem comentários:

Enviar um comentário