Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Saúde mental e bem-estar animal — um projeto de alunos autores e atores

 Cenário e espectadores: alunos, pais, assistentes operacionais e professores

No passado dia 5 de maio, às 19h, a turma A do 8.º ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, apresentou aos pais/encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, a peça de teatro Mais Um Dia Nesta Vida, com o objetivo de sensibilizar os presentes para alguns dos problemas/dificuldades/desafios que os adolescentes sentem, em particular a nível da sua saúde mental e do bem-estar animal, assim como algumas das suas causas e consequências.

Foi um trabalho colaborativo entre alunos, professores e encarregados de educação, resultando num momento intenso e construtivo, em que pais e professores foram objeto de muito pertinentes interpelações. 
No final, houve tempo para um diálogo entre a plateia e os atores.

Este projeto envolveu a construção e pintura de cenários, nas aulas de Educação Visual, e a reformulação/correção do guião, totalmente elaborado pelos alunos, nas aulas de Português. A inspiração também resultou de temas trabalhados na disciplina de Inglês. Igualmente importante foi o apoio moral de alguns professores que permitiram “facultar” algumas aulas para os ensaios. A turma está de parabéns!

Fotos de alguns momentos da peça, dos agradecimentos e aplausos.

1 comentário:

  1. Luísa C.17 maio

    Alunos, professores, pais e funcionários devem estar sempre juntos e trabalhar juntos. Todos são importantes.

    ResponderEliminar