Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Silenciados, durante 48 anos


Foi inaugurada, no dia 5 de dezembro, na sala polivalente da nossa escola, a exposição «Silenciados — A censura durante 48 anos de fascismo», em Portugal.
Esta iniciativa insere-se no projeto CoESA, planeado e desenvolvido em parceria com o CIDAC — Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral. Trata-se de mais um projeto que é realizado no contexto da estratégia de Educação para a Cidadania que a nossa escola tem levado a cabo, nos últimos seis anos.

A exposição dá a conhecer documentos originais produzidos por agentes da PIDE/DGS que, como refere o seu texto introdutório, exerciam «Censura sobre tudo, a todo o tempo, em todos os lugares [...] A censura foi o primeiro instrumento de propaganda e de enquadramento ideológico. 
Funcionando à margem dos tribunais, proibia, multava, suspendia e mandava prender.»

É esta realidade histórica que agora está a ser mostrada aos nossos alunos, para que o seu conhecimento sobre o nosso passado recente se aprofunde e sobre ele possam refletir e debater. 

Esta atividade pretende também constituir um contributo o enriquecimento de projetos em fase de construção, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que visam assinalar os 50 anos do 25 de Abril (a sua partilha pública ocorrerá entre os dias 1 de março e 3 de maio do próximo ano).




Complementarmente, os alunos puderam escrever em pequenos cartazes, afixados na biblioteca, o que entendem por liberdade de expressão.





Todo o material da exposição é pertença da Associação Ephemera — Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, a quem agradecemos os documentos partilhados, a disponibilidade, a simpatia com que nos recebeu e o extraordinário serviço público que presta ao país.

A exposição foi formalmente aberta ao público com a canção Venham Mais Cinco, de José Afonso, muito bem cantada pela Banda da ESA. 
A visitar, entre 5 e 20 de dezembro.

1 comentário: