Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Arte e Cidadania


Ao longo do 2.º semestre, a turma de 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa desenvolveu um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa.
O projeto teve como base os domínios dos Direitos Humanos e do Bem Estar Animal, escolhidos pelos alunos. 
A expressão artística foi o ponto de encontro entre as duas disciplinas. A associação Animateatro, o nosso Artista Residente, foi o elemento que apoiou, dinamizou e tornou possível os nossos estudantes vivenciarem a arte como um modo de partilhar e interpelar sentimentos, emoções, ideias, pensamentos — algo particularmente relevante para um(a) futuro(a) técnico(a) de ação educativa. 

O Plano Nacional das Artes atribui ao Artista Residente a função de «coadjuvar as equipas docentes e os alunos nas suas atividades», apoiando «a elaboração e execução do PCE e de atividades artísticas dentro e fora da escola». Foi isto que aconteceu.

No início do projeto, escrevia a Diretora de Turma do 10.º TAE:
«Sexta à tarde, tivemos a nossa primeira sessão com o Artista Residente — associação Animateatro. Experiência que se revelou muito motivadora e cheia de boas surpresas! Após o tempo de trabalho, realizou-se a avaliação à atividade e foi unânime a boa receção por parte dos alunos, que destacaram os exercícios de simulação de situações reais. Muitos deles nunca tinham improvisado e ficaram surpreendido por terem conseguido interagir em grupo. A turma está entusiasmada com as próximas sessões.»
O entusiasmo foi crescendo ao longo das sessões semanais e, no passado dia 26 de maio, esta turma apresentou, no auditório da escola, o resultado deste intenso processo de diferenciadas aprendizagens e de intensa criatividade. E foi uma atuação que a todos admirou! 
À Espera de Godot, com uma encenação especialmente pensada para o público infantil, foi uma excelente criação conjunta dos alunos do 10.º TAE e da Animateatro!
Os nossos estudantes dedicaram aos Direitos Humanos e aos Direitos dos Animais um momento simultaneamente reflexivo e belo, dedicaram um projeto de cidadania com arte.

O público foi constituído por três turmas convidadas, 7.º B, 7.º C e 7.º D, e respetivos professores.
Preparativos
  
As mãos dadas, minutos antes da estreia.
Tudo pronto!
Sentar o público jovem (turmas do 7.º ano)
Uma breve explicação introdutória
Momentos da peça
  
No final, o agradecimento dos merecidos aplausos

2 comentários:

  1. Não vão repetir para outros alunos?

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    1. Rui, como a representação aconteceu já na fase final do ano letivo, não foi possível repetir para outros alunos.

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