Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Oficina de Fotografia e Cidadania


Da articulação entre a Estratégia de Educação para a Cidadania e o Projeto Cultural de Escola nasceu a Oficina de Fotografia e Cidadania, que está a decorrer às quartas-feiras entre as 15:15h e as 17h. Pretende-se disponibilizar aos nossos alunos mais um instrumento que os ajude a desenvolver capacidades de expressão artística e, em simultâneo, lhes permita refletir sobre possíveis relações entre a arte e o exercício da cidadania. 

Dividida em vários módulos, a Oficina é dinamizada pela fotógrafa Taibat Vanroth e a consultora para a cooperação e o desenvolvimento Raja Litwinoff, parceiras da nossa escola em diversos projetos.

Os alunos e as alunas participantes são um grupo de nove jovens que se inscreveram junto da Associação de Estudantes e que pertencem a diferentes turmas e anos de escolaridade.

Nas duas primeiras sessões os estudantes presentes trabalharam técnicas básicas de fazer retratos e de fotografar a arquitetura. 

A importância da luz, a regulação do ISO, a regulação da velocidade do obturador, a escolha do grande plano, a utilização da profundidade de campo, a distância focal e modo como olhamos o que nos rodeia foram algumas das aprendizagens que os nossos alunos realizaram.


A terceira sessão iniciou-se com a apresentação e o enquadramento histórico e técnico da cianotipia — orientação a cargo de João Cardiga, especialista nesta técnica. Seguiu-se a explicação das diferentes fases deste processo de impressão que, conforme o nome indica, foi realizada originalmente em tons de azul — ainda que agora também possa ser feita em outras cores, dependendo da emulsão utilizada, o produto final é sempre monocromático. 
Após a introdução teórica, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar e de imprimir as fotos que eles próprios tinham tirado nas duas sessões anteriores. Cada aluno pôde, então, imprimir uma fotografia sua e também um saco com a mesma ou outra foto, para poderem guardar como memória destas aprendizagens.
A oficina prosseguirá até ao fim do mês de maio.

Para já, fica um registo sequencial das diferentes fases do trabalho realizado na última sessão: desde a preparação da sala até a alguns dos produtos finais elaborados pelos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário