Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Orçamento Participativo — exercício de democracia: sete debates em dois dias

Cerca de 1200 alunos participaram nos sete debates realizados durante os dias 14 e 15 de março sobre o Orçamento Participativo. 
Os autores das três propostas apresentaram e explicaram as razões que os levaram a submeter a escrutínio as suas ideias para a escola. As perguntas, as críticas e as sugestões foram muitas, o que exigiu dos proponentes capacidade de ouvir e capacidade de argumentar. 
Apesar de concorrem entre si, os proponentes desenvolveram um salutar clima de colaboração e diálogo, muito diferente de certas práticas competitivas em que se procura vencer por qualquer meio. Um assinalável sentido cívico e ético esteve sempre presente no comportamento de todos: alunos e alunas.
A moderação dos debates ficou a cargo do presidente da Associação de Estudantes da ESA.
Alguns desses momentos.



Sem comentários:

Enviar um comentário