Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

50A25A - URAP: uma «lição» de cidadania

4 de março. Palestra sobre os 50 anos do 25 de Abril, organizada pela turma 12.º D, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

A URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses foi a convidada dos nossos alunos, que se fez representar por José Sampainho e José Pedro Soares. 

Ambos partilharam histórias e momentos da sua vida de luta contra o fascismo e de luta pela liberdade. 

Em particular José Pedro Soares, que esteve preso durante 11 meses e sofreu torturas que o deixaram muito fragilizado e abalado, tendo sido libertado com o 25 de Abril, pôde mostrar aos nossos alunos o que foi a resistência, a prisão e o que foi a conquista da liberdade. 

Foi uma partilha de tal modo intensa que muitos alunos e professores presentes se emocionaram, e as lágrimas surgiram em vários rostos. Tratou-se, pois, de uma significativa «lição» de cidadania que pudemos vivenciar.

A palestra contou com a participação da Banda da ESA, que cantou duas canções de José Afonso: Venham Mais CincoGrândola Vila Morena.

Deixamos aqui um breve registo desse momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário