Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

2023-2024 - Cidadania (re)vivendo o 25 de Abril

No ano letivo em que Portugal celebra os 50 anos do 25 de Abril, a ESA definiu que a estratégia de educação para a cidadania assim como os diferentes projetos desenvolvidos pelos alunos devem ter como elemento agregador o seguinte lema: Liberdade, a quanto obrigas, para te conquistar e para te manter! 

A Escola portuguesa tem a obrigação de contribuir para que os seus alunos compreendam que a conquista e a manutenção da Liberdade só foram e só são possíveis através de um contínuo e empenhado exercício de cidadania. E que a cidadania, para ser plena, exige conhecimento, exercício crítico e participação na vida coletiva.

Conhecer, comparar e debater as realidades políticas, sociais e económicas, assim como os valores dominantes nas várias dimensões da sociedade portuguesa do período de 48 anos de fascismo e do período de 50 anos de Liberdade, iniciado com o 25 de Abril de 1974, é uma condição necessária para o exercício do direito e do dever de cidadania. 

Este é o desafio para o presente ano letivo. Este blogue será um espaço de partilha de projetos e atividades que esse desafio possibilite aos nossos alunos e a toda a nossa comunidade educativa realizarem.

1 comentário:

  1. Anónimo09 outubro

    Os nossos jovens precisam muito de perceber o quão importante foi o 25 de Abril de 1974, para que possam e queiram dar continuidade ao que nesse dia foi começado e que ainda está muito longe de ser alcançado.

    ResponderEliminar