Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Traumas do passado, feridas no presente — um testemunho

No dia 12 de março ocorreu no nosso auditório, com a participação de várias turmas, a Palestra "Traumas do passado, feridas no presente”, organizada, apresentada e dinamizada pelas alunas do 12º D, Ana Catarina Cardoso, Beatriz Marques, Júlia Alves e Madalena Lopes. 

Esta atividade contou com a presença e o testemunho do convidado Alexandre Marta, ex-combatente da Guerra Colonial.

Foi (mais) um momento marcante das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na nossa Escola, com a partilha de um valoroso, esclarecedor e emotivo testemunho de quem viveu a guerra, mas também viveu a libertação da guerra, a libertação do país e a libertação dos povos das ex-colónias.

Várias histórias verídicas, vividas na primeira pessoa, foram narradas por Alexandre Marta, abrangendo o «antes», o «durante» e o «pós» 25 de Abril de 1974. Os nossos alunos escutaram com atenção e retiveram pertinentes tópicos reflexivos.

Esta atividade desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no contexto do Domínio "Defesa, Segurança e Paz".

Sem comentários:

Enviar um comentário