



Esta apresentação contou com a participação de três turmas convidadas que, com os colegas do 12.º C, debateram e questionaram várias das conclusões partilhadas.
22 DE MARÇO. Palestra com a CPCJ - Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Tema: Os Direitos e a Proteção das Crianças, Antes e Depois do 25 de Abril. Iniciativa da turma do 9.º B, no âmbito do projeto que estão a desenvolver em Cidadania e Desenvolvimento.
O 10.º E, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento tem trabalhado em diversas atividades ligadas à Liberdade de expressão, um dos Direitos Humanos escolhido para os seus projetos.
«É com grande admiração que hoje temos a honra de receber Aurora Rodrigues, uma sobrevivente da PIDE. Aurora Rodrigues é uma figura notável da resistência à ditadura em Portugal. Nasceu a 20 de janeiro de 1952, enfrentou a opressão da PIDE, envolvendo-se ativamente na luta pelos direitos humanos e pela liberdade política. A sua coragem e firmeza diante da violência e da intimidação do regime ditatorial são exemplos inspiradores de resistência. Aurora desafiou o poder estabelecido, defendendo os valores fundamentais da democracia e da justiça social. Esta atividade está integrada nas comemorações do 25 de abril da nossa escola, e foi elaborada pela turma do 10.º E, agora passamos a palavra para a Aurora Rodrigues.»20 DE MARÇO. Esta era a data inicialmente prevista para a realização de um simulacro de sismo na nossa escola. Contudo, por condicionalismos operacionais, a data teve de ser alterada para o dia 16 de maio, isto é, já em momento posterior ao encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, na ESA. Ora, não faria sentido apresentar esta atividade no blogue fora do período das comemorações de Abril, quando, desde o início, esta iniciativa foi planeada para as integrar. Por isso, apresentámo-la na data em que se desejava que tivesse acontecido.
No âmbito do domínio do Risco, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 2.º TC/TG investigaram sobre o modo como os inúmeros problemas relacionados com situações de risco (nomeadamente as múltiplas possibilidades de catástrofes, sejam as naturais ou as de responsabilidade humana) eram tratadas pelas autoridades portuguesas antes e depois do 25 de Abril.
Foi nesse contexto que esta turma propôs a realização deste simulacro, que contou com a colaboração e a supervisão das autoridades: Proteção Civil do Seixal e Câmara Municipal do Seixal.
Algumas imagens do momento em que o simulacro se realizou, com o envolvimento de todos membros da comunidade escolar.
19 DE MARÇO. Mil e cinquenta alunos exerceram o seu direito/dever de voto na 7.ª edição do Orçamento Participativo da ESA. A proposta C - Renovação da Polivalente foi aquela que recebeu mais votos. Por isso, está de parabéns.
Mas, na verdade, todos merecem felicitações. Aqueles que participaram ativamente — apresentando e defendendo as suas propostas, independentemente do resultado obtido, foram um exemplo de exercício de cidadania, pela preocupação e empenho na luta por um bem comum, pela responsabilidade cívica e pelo espírito de camaradagem desenvolvido entre todos — e aqueles que participaram através do voto, manifestando as suas opções em prol da comunidade escolar.
18 e 19 DE MARÇO. Após dois dias de reflexão, que o fim de semana possibilitou, iniciou-se a votação das propostas apresentadas pelas nossas alunas e pelos nossos alunos ao Orçamento Participativo - ESA 2024.
Já muitos, dos cerca de 1200 estudantes, votaram para expressar o que consideram ser a proposta que melhor contribui para o bem comum da escola.A urna móvel é conduzida por alunos do 9.º ano, com a supervisão da Presidente do Conselho Geral, Professora Filipa Deodato.
15 DE MARÇO. Inauguração da exposição Vozes do 25 Abril: Jornalistas e a Revolução dos Cravos, na polivalente. Este projeto foi realizado pelos alunos da turma do 1.º TGPSI, dos Cursos Profissionais, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Para além do seu valor informativo e didático, esta exposição constitui também uma justa homenagem ao trabalho de muitos jornalistas que, em condições difíceis, resistiram ao fascismo e lutaram pela Liberdade, tendo este contributo sido relevante para que a Revolução do 25 de Abril viesse a ocorrer.
Um breve registo, em vídeo, desta exposição.
Fica o registo de um momento das diversas atividades desenvolvidas.
13 DE MARÇO. Reunião entre os nossos delegados de turma e uma técnica responsável da Proteção Civil do Seixal.
12 DE MARÇO. Passado o fim de semana e o dia das eleições legislativas, regressamos com o colóquio A Ação Climática e o 25 de Abril, que está a decorrer no nosso auditório.
Esta atividade, organizada pelo 12.º TC/TG, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tem como convidada a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Ivan Barbeira, membro desta associação, está a dinamizar o colóquio, no qual participam duas turmas do ensino básico e duas do ensino secundário.
