No dia 14 de junho, último dia de aulas, a turma D, do 8.º ano, apresentou aos colegas da turma do 8.ºA a sua interpretação da peça À Espera de Godot, de Samuel Beckett. Esta representação foi encenada e preparada pela Associação Animateatro, no âmbito do PCE, que trabalhou com a turma durante as aulas de Cidadania e Arte e de Inglês, em coadjuvância com a professora de ambas as disciplinas. Os domínios (escolhidos pelos alunos) foram os Direitos Humanos e o Bem-Estar Animal.
Durante este processo, os alunos aprenderam a (re)conhecer e valorizar as suas capacidades interpretativas e representativas. Isto é, ao mesmo tempo que pensavam e debatiam (em português e em inglês) e realizavam aprendizagens sobre os direitos dos seres humanos e os direitos dos animais, desenvolviam também aprendizagens sobre o autoconhecimento, a comunicação, a autoestima, a memorização, a colocação de voz, a partilha e o respeito pelas diferenças.
Muito importante para o sucesso desta dramatização, realizada num dos pátios da escola, foi a empatia, a dedicação e o compromisso da Carolina, elemento da equipa da Animateatro.
No final, era bem visível a alegria no rosto dos alunos que, até então, duvidavam das suas capacidades de representarem em público.
A seguir, algumas fotografias da atividade desenvolvida.
Aguardando-se o início da representação
Momentos cénicos
Sem comentários:
Enviar um comentário