Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Estereótipos não fazem o meu género!

A nossa escola e a UMAR (União das Mulheres Alternativa e Resposta) estão a desenvolver, em parceria, desde o início do ano letivo, o projeto «Estereótipos não fazem o meu género», com três turmas do 7.º ano (A, B e D), nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte. Trata-se de um projeto sobre Escolhas Vocacionais e Profissionais integrado no programa EEA Grants através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. 

São dois os objetivos orientadores: a) desconstruir estereótipos que legitimam e contribuem para as assimetrias de género nas escolhas vocacionais e profissionais; b) trabalhar em rede, envolvendo diferentes atores que têm um papel determinante para a mudança deste paradigma (escolas, instituições de ensino superior e empresas). 

Este projeto conta, no distrito de Setúbal, com a parceria da Associação Nós e da ATEC - Academia de Formação para a Indústria.

Neste âmbito, realizou-se, no passado dia 30 de maio, no auditório, uma sessão de mentoria, com a subintendente da PSP, Sofia Gordinho, e o assistente social, Marco Gomes. Os dois convidados partilharam, em diálogo aberto com os alunos das três turmas, experiências e dificuldades que tiveram de enfrentar (e, por vezes, ainda enfrentam), devido às opções profissionais que fizeram — opções que contrariaram estereótipos de género. A sessão foi moderada pela assistente social da UMAR, Inês Gomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário