Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Há relação entre o Comércio, o Desenvolvimento e os Direitos Humanos?

A parceria entre a Escola Secundária de Amora e o Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) prossegue, com evidente empenho de ambas as partes. Um exemplo mais.
Os alunos do 2TGPSI tiveram a oportunidade, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de delinear projetos, com a colaboração desta ONGD — em sala de aula e em coadjuvância com a docente da disciplina. Pretendia-se investigar relações entre os domínios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável. 
Durante as sessões, os alunos trabalharam casos de estudo no âmbito da produção e comercialização de bens e produtos do dia-a-dia, analisando situações de violação de direitos humanos, de entre as quais, a desigualdade no trabalho, a desigualdade salarial, a injustiça e a exclusão sociais. 

Foi neste contexto que os alunos desenvolveram os seus projetos, convivendo com o conceito de Comércio Justo e aprendendo o seu significado, baseado «na promoção de uma aliança entre todos os atores da cadeia comercial, dos produtores/as aos consumidores/es, excluindo os intermediários não necessários, visando denunciar as injustiças do comércio e construir princípios e práticas comerciais cada vez mais justos e coerentes» (CIDAC). 
A pergunta orientadora era: o desenvolvimento, se não for social e economicamente justo, para além de respeitador do meio ambiente, poderá ser entendido como sustentável e respeitador dos direitos humanos?

Dr. Stéphane Laurent, do CIDAC, trabalhando com os nossos alunos.

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