Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Para pensar

Foi intenso o espetáculo Segunda-Feira: Atenção à Direita, que aconteceu no passado dia 4 de junho, no palco do Fórum do Seixal. Os protagonistas foram os alunos da turma 9.º D.
"Um diálogo feito de palavras e de punhos furou as paredes do Fórum Municipal do Seixal, projetando-se para as 91 pessoas aí presentes e que acolheram o trabalho dos alunos com entusiasmo e emotividade" — podemos ler na página do Facebook da Associação Cultural Sete Anos.

Uma turma com diversidade cultural, característica da nossa escola, uma equipa de professores atentos ao processo e uma criação cultural, conseguida com muitas semanas de trabalho. Trabalho este coordenado pela coreógrafa Cláudia Dias, com o apoio do ator Karas e do instrutor de artes marciais Jaime Neves e a colaboração das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Cidadania e Arte, Português, Educação Visual e do Apoio Tutorial Específico. 
As aulas-ensaio e toda a evolução criativa foi registada, com elevado sentido estético, pela turma do 11.º ano do Curso Multimédia, da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, parte integrante do projeto.

Um palco transformado em ringue, alunos transformados em lutadores de artes marciais, equipamentos, luvas. A cada toque da campainha uma luta começa. Os alunos-atores-lutadores simulam combates ao mesmo tempo que uma voz, de um ou de uma colega, formula perguntas-inquietações (elaboradas pelos próprios) projetadas na tela, que faz de fundo do ringue:
— "Pensas que ir todos os dias para a escola é fácil?"; 
— "Será que vou morrer pobre?"; 
— "É bom ter medo?"; 
— "Achas que a vida é justa?"; 
— "Como é ser-se feliz?"; 
— "Sabias que o futuro não existe?"; 
— "E tu, qual é o teu sonho?" 
No fim, foram oito "combates" e dezenas de perguntas. 
Cada pergunta um murro no estômago de quem assistiu! 
Cada combate e cada série de perguntas terminava com a frase: "Para pensar."
No final, o público não poupou palmas.

Este espetáculo foi o culminar de um processo de vários meses, integrado no projeto Sete Anos, Sete Escolaspromovido pelo município do Seixal, no âmbito do programa Comunidades em Ação, financiado pelo PRR e pelos Fundos Europeus Next Generation EU. Este projeto dá corpo a uma ação de âmbito cultural que pretende contribuir para uma melhor integração dos jovens, criando uma ligação afetiva à escola, procurando desenvolver competências pessoais e sociais, através da criação artística, dotando os alunos com ferramentas da criação contemporânea e do pensamento crítico. 
O PCE da nossa escola foi convidado a participar no projeto. Acolheu-o com entusiasmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário