Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Projeto «Participação Democrática»

O Projeto «Participação Democrática» é dinamizado pelos alunos das turmas 12.º C, 12.º E, 12.º F e 12.º TGPSI, dentro do âmbito do Projeto Cultural de Escola. Para o efeito, conta com a orientação dos professores de Cidadania e Desenvolvimento e assenta nos projetos desenvolvidos nesta disciplina, no domínio Instituições e Participação Democrática. 

O projeto visa proporcionar uma aproximação dos jovens à vida político-partidária e assim contribuir para a diminuição da abstenção nos atos eleitorais, dando continuidade a um projeto do ano letivo anterior.

No espaço polivalente, antes do debate.

As disciplinas de Direito, História, Sociologia e Área de Integração contribuem também para o projeto, realizando um trabalho interdisciplinar, desde o início do ano letivo. 


Visitando as bancas dos partidos.


Neste contexto, no dia 23 de janeiro, a ESA recebeu os representantes das Juventudes Partidárias, a convite dos nossos alunos. Foram enviados convites a todos os partidos com assento na Assembleia da República, a que só seis responderam, dentro dos prazos definidos. O BE confirmou a presença, mas no dia do debate não compareceu.
A mesa, com os representantes
das juventudes partidárias.
PS, PSD, PC, IL e PAN estiveram no auditório para apresentar os princípios fundamentais dos seus partidos e responderem às questões que os estudantes lhes colocaram (foram também organizadas bancas representativas de cada partido, no espaço polivalente). 
Previamente, cada turma tinha preparado o tema base que queria colocar aos partidos, de acordo com os domínios que estão a trabalhar na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

No auditório, também participaram alunos das turmas 12.º A, 12.º G e 12.º TT. 

A apresentação e a moderação do debate foi realizada pelos alunos das turmas organizadoras.

Em março, está planeada a última atividade, a simulação de uma assembleia de freguesia, a realizar nas instalações da Junta de Freguesia da Amora, entidade que apoia este projeto. 


Um momento do debate.

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