Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Palestra com o ativista Miguel Duarte

Três alunos do 12.º F, que organizaram e moderaram a palestra, e Miguel Duarte

No âmbito do domínio do Voluntariado, um grupo de alunos da turma F do 12.º ano, desenvolveu um projeto que tinha como objetivo trazer à escola alguém com uma experiência de vida no voluntariado internacional e compreender o impacto que o voluntariado tem na saúde mental dos voluntários e das pessoas resgatadas. 
Este projeto foi concretizado com a realização, no dia 18 de janeiro, de uma palestra no auditório da escola, com o ativista Miguel Duarte, voluntário que desde 2016 resgata migrantes no Mediterrâneo, e com a Psicóloga Escolar Susana Salvador. Este ativista português tinha 24 anos quando decidiu juntar-se a uma tripulação de resgate marítimo no Mediterrâneo central, a bordo de um navio de resgate, o “Iuventa”. O Miguel Duarte participou no resgate de cerca de 14 mil pessoas. Foi uma experiência de vida extraordinária, relatada na primeira pessoa, no auditório da nossa escola, por um cidadão português, voluntário e ativista na defesa dos Direitos Humanos. 
Fica aqui uma pergunta do Miguel, que poderá ser a pergunta de todos nós, que estivemos a assistir a esta palestra: «Já tinha ouvido muitas notícias sobre o sofrimento dos migrantes e refugiados às portas da Europa e sempre tive a sensação que alguma coisa deveria ser feita. Uma pergunta ficava sempre na minha cabeça: “Porque não eu?”».

Sem comentários:

Enviar um comentário