Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Uma horta: cultivar para promover o interesse pelo consumo sustentável e o respeito pelo meio ambiente.

Antes
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, um grupo de alunos do 9.ºA decidiu implementar uma horta na nossa escola. O objetivo do projeto centra-se em tornar a escola mais sustentável e, de acordo com os problemas identificados pelos alunos, «utilizar o terreno abandonado para fazer uma horta escolar, com os alimentos que faltam na cantina, resolvendo o problema do terreno abandonado e a falta de ingredientes na cantina». 



Inicialmente, os alunos solicitaram e conseguiram o apoio da Junta de Freguesia de Amora para a limpeza do terreno, que se encontrava impróprio para o cultivo. 
Sendo um trabalho proposto por um grupo de alunos desta turma, já está a envolver outros colegas e professores. 
Com empenho e determinação, dinamizaram os primeiros trabalhos práticos na busca dos objetivos traçados. 
O projeto pretende envolver funcionários e, desejavelmente, outros elementos da comunidade educativa. É um projeto de longa duração para colher muitos e bons «frutos». 
Neste momento, os alunos já contam com o apoio e a colaboração dos professores responsáveis pelo Projeto da Estufa da nossa escola, nomeadamente as professoras Ana Paula Guia e Filomena Andrade e o professor Joaquim Queijinho. 
Os alunos responsáveis pela implementação da horta na ESA são: Iara Rodrigues, Luana Barbosa, Mariana Silva, Nathan Pinto, Miguel Nunes, Rodrigo Rocha e Ricardo Sousa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário