Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Orçamento Participativo ESA 2024 - Exercício de Democracia

Começa hoje, dia 5 de fevereiro, o Orçamento Participativo ESA 2024. É a 7.ª edição dos orçamentos participativos, iniciados em 2017.

Esta edição coincide com os 50 anos do 25 de Abril, e a campanha de esclarecimento e de divulgação das propostas, assim como os debates, irão desenvolver-se durante o mês de março, precisamente o primeiro dos dois meses que a ESA vai dedicar às comemorações de meio século da Revolução de Abril.
Esta será uma das atividades que, pela sua natureza, ilustra e realiza uma das razões pelas quais a Revolução ocorreu: possibilitar a Participação de todos na construção do Bem Comum, em Liberdade, em Democracia.

Hoje, inicia-se o período, que decorre até ao próximo dia 26 de fevereiro, em que os alunos da ESA poderão pensar, dialogar e organizar-se para apresentarem propostas que considerem poder ser contributos relevantes para a melhoria da sua escola, à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores.
Recordamos:
2017 - Aquisição de instrumentos de música — o que tornou possível a formação da banda da escola, que cada vez mais mobiliza os nossos alunos;
2018 - Aquisição de uma estufa — o que possibilitou o desenvolvimento de um projeto de agricultura biológica levado a cabo por alunos e professores;
2019 - Realização de uma pintura mural alusiva à Paz, num dos muros de entrada da escola;
2020 - Devido à situação pandémica, o OPE, que já estava em curso, foi interrompido, não tendo sido possível concluí-lo;
2021 - Aquisição de malas de primeiros-socorros para cada um dos pavilhões da escola;
2022 - Aquisição de mesas e bancos para o recinto exterior — o que permitiu a criação de uma espaço de lazer numa das zonas verdes da ESA;
2023 - Aquisição de sofás, pufes e mesas de carregamento de telemóveis ou computadores para a sala polivalente, o que permitiu a criação de um espaço interior de lazer.

Em todos estas edições, realizaram-se debates, no auditório, em que os mais de mil alunos da ESA puderam participar e intervir, colocando questões, fazendo críticas de apoio ou de oposição às propostas apresentadas (a exceção, devido às restrições sanitárias da pandemia, foi o ano de 2021, em que, presencialmente, no debate, só esteve uma turma — todos os outros alunos tiveram a oportunidade de acompanhar e participar através da sua transmissão em direto, no Youtube).

Este ano, a verba disponível é de 1150 euros. O que irão os nossos alunos propor?

O regulamento, o calendário e o formulário para apoio de propostas estão disponíveis, respetivamente, aquiaqui e aqui.
Relembramos que o último dia para entrega de propostas é 26 de fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário