Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

A (des)igualdade de género no mundo do trabalho, antes e depois do 25 de Abril

As turmas do 11.º B, 11.º TT e 12.º TT e respetivos professores participaram no colóquio-conversa intitulado As desigualdades entre homens e mulheres no mundo do trabalho, antes e depois do 25 de Abril, realizado no passado dia 5 de fevereiro. Esta é uma temática transversal aos domínios que estes alunos estão a trabalhar na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O convidado, para nos ajudar a conhecer melhor estas realidades, foi o Coordenador da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana.

O colóquio iniciou-se com uma breve introdução histórica feita pelo nosso convidado, na qual caracterizou, com exemplos e estatísticas, a situação de grave discriminação das mulheres, em contexto laboral e social, antes da revolução de Abril de 1974. 

De seguida, elencou várias das conquistas que, neste âmbito, foram alcançadas com o derrube do regime fascista e a conquista da liberdade

Finalizou, salientando que, apesar de muitos direitos a nível da igualdade de género estarem reconhecidos na lei, há muitas situações em que empresas privadas não cumprem o que está legalmente determinado. 

Depois desta intervenção inicial, os nossos alunos tiveram a oportunidade de conversar com o coordenador da Frente Comum, pedindo esclarecimentos, colocando perguntas sobre aspetos específicos da desigualdade de género e questionando sobre os meios que mulheres e homens têm para a combater.

O colóquio terminou em ambiente informal e de proximidade entre alunos e convidado, o que possibilitou momentos de diálogo aberto e de partilha de opiniões e perspetivas.

Experiências desta natureza ajudam na capacitação dos nossos alunos para o exercício mais informado e responsável da cidadania. 

Em simultâneo possibilitam o desenvolvimento de uma cultura de abertura e aproximação entre escola e diferentes organizações sociais, neste caso, os sindicatos.

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