Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

O teatro como expressão de cidadania


A Associação Animateatro, parceira do Projeto Cultural de Escola e nosso Artista Residente, regressou ao trabalho com os nossos jovens. 
Assim, as turmas de Cidadania e Arte 8.º B e 9.º D e as turmas de Cidadania e Desenvolvimento 10.º B, 10.º E e 12.º TT vão desenvolver os seus projetos, enquadrados nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, através das artes performativas, em colaboração com a Animateatro. 
No caso do 8.º B, a turma pretende basear-se no trabalho da jornalista Maria Lamas - As Mulheres do Meu País -, para conhecer algumas profissões assim como a repressão a que as mulheres estavam sujeitas antes do 25 de abril. 
A turma 9.º D vai criar a sua performance inspirando-se na crítica social de Gil Vicente e na censura a que estávamos sujeitos antes da Revolução dos Cravos. 
O 10.º B está a desenvolver uma apresentação multifacetada, abordando o tema da (falta de) inclusão no Estado Novo, o controlo que, nessa altura, o Estado exercia sobre os jovens adolescentes na escola, sobre as mulheres, as suas profissões e sobre a 
liberdade de expressão e a diversidade. 
 As turmas 10.º E e 12.º TT vão organizar uma atividade sobre os anos 70, relacionando o que se passava em Portugal e em alguns países do estrangeiro. As apresentações dos projetos das turmas 8.º B, 9.º D e 10.º B estão programadas para o dia 8 de abril. As turmas 10.º E e 12.º TT vão concretizar a sua performance no dia 3 de maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário