Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Uma visita de estudo à Junta de Freguesia de Amora


No dia 4 de janeiro, os estudantes das turmas 9.º B e 10.º G foram conhecer a Junta de Freguesia a que a sua escola pertence, assim como o seu novo presidente, Nelson Ramos. A recebê-los esteve Helena Quinta, secretária do executivo. 
O presidente cumprimentou pessoalmente cada um dos jovens e disponibilizou-se para responder às suas perguntas. 
A turma do 9.º B tem desenvolvido, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, diversas atividades relacionadas com o domínio Instituições e Participação Democrática e a turma do 10.º G trabalha o domínio dos Direitos Humanos, colaborando ambas com o projeto "Participação Democrática dos Jovens", projeto inserido na estratégia de conhecimento do nosso território educativo, dinamizado pelo PCE.
Assim, com o objetivo de conhecerem as instituições do poder local e as suas competências e de saberem como a Junta de Freguesia defende os Direitos Humanos da população, em particular aqueles direitos fundamentais que lhe foram negados antes da revolução de Abril, os nossos alunos  colocaram muitas questões, de entre elas: como se nomeiam os representantes da Junta de Freguesia? Quais as suas competências? Como se pode participar ativamente nas decisões da comunidade local? A Amora tem pessoas sem abrigo? Como era antes do 25 de abril? Também havia Junta de Freguesia? Sendo que antes do 25 de Abril havia vários autores censurados pela PIDE, a biblioteca da Amora poderá arranjar maneira de encontrar algumas dessas obras e mostrar aos alunos?
Estas e outras perguntas e propostas foram registadas pelo presidente da Junta e pela sua secretária, de forma a ponderar a possibilidade da sua execução.
Foi uma atividade que possibilitou aos nossos futuros cidadãos ficarem a conhecer melhor os seus direitos de participação democrática.

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