Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Últimos Orçamentos Participativos = Espaços Renovados

Os nossos alunos têm-se envolvido ativamente nas seis edições do Orçamento Participativo, até agora levadas a cabo. 

No primeiro ano, em 2017, das cinco propostas apresentadas, os estudantes da ESA votaram pela aquisição de instrumentos de música, de modo a tornar possível a formação de uma banda na escola. Em 2018, das quatro propostas formuladas, venceu a que propunha a aquisição de uma estufa, para o desenvolvimento de um projeto de agricultura biológica levado a cabo pelos alunos. No ano seguinte, 2019, a ideia vencedora foi a que propôs a realização de uma pintura alusiva à paz, no muro exterior junto à entrada da escola. Em 2020, devido à situação pandémica, que levou ao encerramento das escolas, o OPE, que estava em curso, foi interrompido, não tendo sido possível concluí-lo. Em 2021, das quatro propostas que foram a sufrágio, foi escolhida a que sugeria a aquisição de malas de primeiros-socorros para cada um dos pavilhões da escola. 

No ano passado, 2022, a proposta vencedora, das sete submetidas a debate e votação, foi a que defendeu a criação de um espaço com mesas e bancos no recinto exterior. 


Em 2023, a ideia que recolheu a larga a maioria dos 988 votos entrados na urna foi a que propôs a aquisição de sofás e puffs e a instalação de mesas com carregadores USB, na sala polivalente.


No final do ano letivo anterior, os alunos indicaram onde queriam que fosse feita a instalação do novo mobiliário. Quando, agora, regressaram à ESA, já puderam ver e começar a usufruir das escolhas que fizeram, decorrentes do seu empenho nos Orçamentos Participativos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário