Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Desconstruindo estereótipos

Uma das turmas a trabalhar com as técnicas da UMAR.

O projeto Estereótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos, começado no ano letivo transato, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi retomado, conforme estava previsto. Os alunos das três turmas do 7.º ano que, em 2022-2023, o iniciaram e desenvolveram vão ter agora a oportunidade de lhe dar continuidade e de o aprofundar. 

Recordamos alguns dos objetivos de projeto, realizado em parceria com a UMAR — União das Mulheres Alternativa e Resposta e financiado pelo EEA Grants (acordo celebrado entre a União Europeia, a Noruega, a Islândia e o Liechenstein):
a. implementar um programa de prevenção de estereótipos de género e promoção de igualdade de género, focado nas escolhas vocacionais e profissionais;
b. apresentar os/as jovens ao mundo do trabalho através de visitas guiadas e de oficinas;
c. partilhar experiências e conhecimentos com especialistas nacionais e estrangeiros.
É neste contexto que as turmas do 8.ºA, 8.º B e 8.º D se preparam para realizar, já no próximo mês, uma visita de estudo que lhes possibilitará contactar com algumas dimensões do mundo do trabalho.

Participam neste projeto nacional, quatro escolas do distrito de Setúbal e quatro do distrito do Porto, o Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade de Jyväskylä, a ATEC - Associação de Formação para a Indústria, a Associação Nós — Instituição Particular de Solidariedade Social — e a Icelandic Women´s Rights Association.

Sem comentários:

Enviar um comentário