Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Os nossos alunos foram «professores» dos mais pequeninos

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos Ana Mafalda, Leonor, Mafalda, Rafaela, Rodrigo e Marisa, do 9.º B, estão a desenvolver um projeto que tem um público alvo mais jovem e cujo ponto de partida é a pergunta: «Afinal, o que é isto do desenvolvimento sustentável?» 

A partir desta questão, e pensando nos mais pequeninos, os nossos alunos entraram em contacto com a 

Escola Básica da Medideira, nossa vizinha, propondo uma deslocação até às suas instalações, para realizarem uma atividade com as turmas do 3.º e 4.º anos. A proposta foi aceite e a atividade foi realizada com muito sucesso.

Os meninos destes anos aderiram e participaram ativamente nas atividades sugeridas pelos nossos alunos, quer utilizando a plataforma Kahoot, quer construindo uma árvore reutilizando papel e plástico, quer dialogando muito com os novos «professores» (pouco mais velhos do que eles...) sobre medidas e comportamentos a adotar diariamente. 
Os mais pequeninos mostram-se convictos agentes de mudança em defesa de um desenvolvimento equilibrado e justo, que satisfaça as necessidades das atuais mas também das futuras gerações.

No decurso da preparação e da realização desta atividade, foi desenvolvida uma ótima cooperação entre alunos, auxiliares e professores de ambas as escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário