Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Exposição

Foi hoje, 22 de novembro, aberta à comunidade educativa a exposição Para uma história do movimento negro em Portugal, 1911-1933 — Roteiro para uma educação antirracista. 
Esta exposição tem como objetivo contribuir para a desocultação da História da população negra em Portugal, resgatando a memória sobre a geração de afrodescendentes que, no início do século XX, constituiu o primeiro movimento pan-africanista da cidade de Lisboa.
Os autores deste trabalho de investigação são os professores Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
A exposição poderá ser visitada entre os dia 22 e 25 de novembro, na sala polivalente da ESA.
Este evento tornou-se possível pela parceria que a escola tem com o Projeto Tutores de Bairro E8G e com a editora Falas Afrikanas.





Para quem desejar consultar, fica aqui a ligação eletrónica da edição comemorativa do 110.º aniversário do jornal O Negro: https://archive.org/details/jornal-o-negro-110anos.

1 comentário: