Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Esterótipos não fazem o meu género — um projeto de múltiplas parcerias

Iniciou-se neste mês de novembro, com três turmas do 7.º ano (A, B e D), na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o projeto «Esterótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos», em parceria com a UMAR - União das Mulheres Alternativa e Resposta, uma ONG representada no Conselho para a Igualdade e Direitos das Mulheres. 

Alguns dos objetivos deste projeto: 

a) Implementar um programa de prevenção de estereótipos de género e promoção de igualdade de género, focado nas escolhas vocacionais e profissionais, em contexto escolar com jovens do 7.º ano ao 9.º ano;

b) Capacitar profissionais com funções em contexto escolar para a promoção de escolhas vocacionais livres de estereótipos de género;

c) Apresentar os/as jovens ao mundo do trabalho através de visitas guiadas e workshops;

d) Partilhar experiências e conhecimentos com especialistas nacionais e internacionais.

Neste projeto participam, para além de quatro escolas do distrito de Setúbal e outras quatro do distrito do Porto, as seguintes instituições: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Jyväskylä, ATEC - Associação de Formação para a Indústria, Associação Nós - Instituição Particular de Solidariedade Social - e a Icelandic Women's Rights Association.

O financiamento do projeto está a cargo dos EEA Grants (um acordo celebrado entre a União Europeia e a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein).

Sem comentários:

Enviar um comentário