Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Muros com Vida

Os alunos do 11.º G concluíram o seu projeto de Educação Ambiental no dia do Festival do Mundo, a 23 de maio. Aproveitando a presença do presidente da Junta de Freguesia e da sua secretária, os jovens registaram, no muro exterior da ESA, a marca da participação deste órgão do poder local. Sem a sua contribuição financeira, o projeto não poderia ter sido executado. Já combinámos continuar a criar projetos em conjunto.

O projeto Muros com Vida — projeto que já foi notícia neste blogue em outras etapas do processo — juntou o programa internacional Eco-Escolas, a área de Cidadania e Desenvolvimento e o Projeto Cultural de Escola.
A partir do domínio Educação Ambiental, escolhido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 11.º G decidiu selecionar fauna e flora que têm o seu habitat natural na zona do sapal de Corroios.
 Trata-se de uma relevante área húmida que faz parte da Reserva Natural do estuário do Tejo, uma das mais importantes da Europa — estatuto atribuído devido à diversidade de aves migratórias que escolhem este estuário.
Os estudantes do 11.º G observaram algumas destas aves no seu habitat, quando do passeio a bordo do bote de fragata Baía do Seixal — atividade promovida pelo Projeto Cultural de Escola, com o objetivo de ser um ponto de partida para outras atividades que visassem articular “a escola, o currículo, os conteúdos, o território, a comunidade, o património e a cultura local”, incentivando linguagens artísticas variadas.
Paralelamente, o programa Eco-Escolas lançou um desafio "no sentido de se promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana", o que levou os jovens alunos a decidir pintar um muro da ESA e assim alertar a comunidade local para a necessidade de preservação do nosso património natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário