Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

2021-2022: Cidadania (ainda) na pandemia e para além da pandemia

O ano letivo 2021-2022 será, pelo menos é o desejo de todos, um período de transição entre dois anos consecutivos de apertadas restrições sanitárias (com todas as consequências negativas que daí advieram) e um próximo ano com condições de convivência mais semelhantes àquelas que, até há pouco tempo, considerávamos como normais ou naturais.

Como aqui fomos dando nota, apesar das restrições a que estiveram sujeitos, apesar das dificuldades e dos obstáculos que enfrentaram, muitos dos nossos alunos compreenderam que a cidadania não é apenas um direito, é também um dever. Por isso, a exerceram através de múltiplas iniciativas que desenvolveram, durante esses dois anos. Muitas dessas iniciativas foram realizadas a partir de suas casas, mas sempre em ligação próxima com colegas e com professores que, através da internet, conjuntamente pensavam, organizavam e realizavam os trabalhos planeados. Este blogue foi, nesse contexto e durante esse tempo, um espaço de partilha e de efetivo exercício de cidadania. 

No presente ano letivo, queremos que o blogue continue a ser, para os nossos alunos, um «local» de encontro de consciências atentas ao presente e ao futuro do nosso viver coletivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário