Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Valores e poderes envolvidos nos problemas ambientais

No âmbito das parcerias que a ESA mantém e desenvolve com várias entidades exteriores à escola, tivemos mais uma sessão de colaboração, em sala de aula, da RATO - Associação para a Divulgação Cultural e Científica, desta vez, com os alunos do 11.ºC.

Estando esta turma a iniciar o desenvolvimento de projetos no domínio da Educação Ambiental, a RATO propôs a realização de uma atividade que permitisse analisar, refletir e debater alguns dos valores presentes no complexo mundo dos problemas ambientais. Surgiu, deste modo, "O paradoxo do valor" — uma atividade reflexiva sobre o valor dos recursos naturais, em particular da águaNo desenvolvimento da atividade, os alunos foram divididos em grupos com o objectivo de, em equipa, fundarem um país poderoso, para o qual tinham de criar um nome e uma bandeira. Os recursos disponíveis — água, ouro e petróleo — foram distribuídos aleatoriamente, lançando um dado. Por ronda, cada país escolheu um número de recursos, de acordo com o número sorteado no dado. Após os recursos terem sido distribuídos, foi-lhes proposto um debate sobre qual o recurso mais valioso e qual dos países criados seria mais poderoso. 

Na sequência desta discussão, a turma assistiu a um vídeo sobre Chico Mendes. Este ativista brasileiro, que advogava a proteção da Amazónia, foi assassinado em 1988 por conterrâneos que tinham fortes interesses económicos na exploração da região. Após o visionamento do documentário, os alunos refletiram sobre a diferença entre valor e poder e a perceção de valor.

Algumas das bandeiras criadas e os nomes dos países inventados.

No decurso da atividade

Momento de visionamento do documentário.

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