Esta obra coletiva, realizada pela turma 10.º C, no âmbito da disciplia de Cidadania e Desenvolvimento, é uma reinterpretação de O Grito, de Edvard Munch, criada com materiais reciclados, inspirada no documentário Lixo Extraordinário, do artista plástico Vik Muniz.
Através da arte, os alunos refletiram sobre dois temas centrais da sociedade contemporânea: os Direitos Humanos e a Educação Ambiental. Tal como Muniz deu visibilidade aos catadores/coletores de lixo de Jardim Gramacho, no Brasil, esta peça procura refletir a dignidade, a resiliência, a identidade e o valor humano de pessoas e comunidades frequentemente marginalizadas, sublinhando a importância do reconhecimento e respeito pelos seus direitos.
Ao transformar resíduos em arte, este projeto alerta para o impacto do consumo e do desperdício, promovendo a reciclagem e o reconhecimento do valor do trabalho ambiental de tantos cidadãos. Simultaneamente, apela à consciência coletiva e à urgente necessidade de cada indivíduo repensar as suas atitudes e escolhas diárias em relação ao ambiente.
A arte assume, assim, um papel ativo — como forma de expressão, denúncia e agente de transformação social e ambiental.
Sem comentários:
Enviar um comentário