Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Fóruns de Turma


Estão a decorrer, durante a semana de 8 a 14 de novembro, os Fóruns de Turma (assembleias de turma). Estes Fóruns (49, no total) constituem espaços para análise e debate de assuntos da vida escolar e/ou de outros assuntos considerados pertinentes pelos alunos. Visam a construção e o reforço da cultura de participação democrática, criando condições para que a voz dos nossos estudantes seja efetivamente ouvida. 
Nestes Fóruns, a ordem de trabalho tem dois pontos. 
No primeiro ponto, os alunos pronunciam-se sobre a criação de uma obra coletiva para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, nomeadamente: 
   a. O que deve ser representado na obra? O que consideram ser mais significativo no 25 de Abril e nos 50 anos do 25 de Abril? Que valores estas datas encerram que devam ser simbolizados numa obra que fique a residir na ESA? O que será mais relevante representar?
    b. O formato: que tipo de objeto? Um mural, uma estátua, um azulejo, um painel, uma escultura, um..., uma....?
    c. A localização: no recinto da escola, onde instalar a obra? 
    d. Há alunos voluntários para a elaboração da obra?
No segundo ponto da ordem de trabalhos, cada turma escolhe um tema/problema para analisar e debater.
As conclusões de ambos os pontos serão levadas, pelos delegados e subdelegados, ao Fórum de Delegados de Turma que vai ter lugar no próximo dia 22 de novembro.
A criação da obra coletiva acima referida constitui uma atividade prevista e financiada pelo projeto CoESA — uma parceria entre a ESA e o CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral).
Estes Fóruns são coordenados pelos professores de Cidadania e Desenvolvimento.

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