Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

CoESA - um projeto em parceria com o CIDAC

Este é o sexto ano letivo consecutivo que a ESA e o CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral - trabalham em parceria. A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e os seus alunos têm sido o espaço de confluência e os protagonistas da realização de projetos em que se cruzam a educação formal e a educação não formal. Exemplos desse trabalho de parceria foram o Projeto Povos Culturas e Pontes (com a participação da Câmara Municipal do Seixal e a Fundação Gonçalo da Silveira), que teve a duração de dois anos, e o projeto Jovens Embaixadores do Comércio Justo, que foi desenvolvido durante três anos, entre outras colaborações mais específicas.

Este ano, estamos a iniciar o desenvolvimento de um novo projeto, designado CoESA — Co-construindo Cidadania Global na Escola, que obteve o financiamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. 

Visando aprofundar uma cultura de Educação para o Desenvolvimento e, ao mesmo tempo, reforçar o modelo colaborativo Escola/ONGD, este projeto abarca várias dimensões da vida escolar da ESA, envolvendo o currículo formal e o currículo não formal.

A nível do currículo formal, o projeto realiza-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento abrangendo quatro turmas: 10.º G, 1º TT, 2.º TGPSI e 3.º TAE.

Um momento de trabalho, em coadjuvância (professora e técnicas do CIDAC), com uma das turmas

A nível do currículo não formal, estão previstas várias iniciativas. A breve prazo, no próximo mês de dezembro, teremos uma exposição sobre a liberdade de expressão, em colaboração com a Ephemera — Associação Cultural e uma palestra/conversa, sobre o mesmo tema, entre os nossos alunos e dois convidados: Luísa Teotónio Pereira, ex-coordenadora da Comissão para os Direitos do Povo Maubere e membro da Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental, e Adelino Gomes, jornalista e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE. 
Ambas as iniciativas pretendem contribuir para o desenvolvimento e consolidação de projetos que os nossos alunos estão a preparar, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, cujo lema é: Liberdade, a quanto obrigas, para te conquistar e para te manter! 

Sem comentários:

Enviar um comentário