Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Alunos organizam debate entre jovens políticos

No dia 28 de abril, realizou-se, no Auditório da ESA, um debate com representantes das juventudes dos quatro partidos políticos que responderam positivamente ao convite da turma do 11.º F. 

Esta turma, que organizou e dinamizou a atividade, começou por apresentar os convidados ao público, explicando de seguida as razões que motivaram esta iniciativa. Explicaram que, há poucos meses, numa aula de Cidadania e Desenvolvimento, algumas alunas manifestaram o desejo de quererem entender o motivo da dissolução da Assembleia da República, de modo a ficarem mais esclarecidas sobre o que iria ser debatido nas eleições de janeiro último. Na sequência, foi suscitada a questão da importância do voto dos jovens, tendo vários alunos evidenciado as suas preocupações por desconhecerem grande parte das propostas dos diferentes partidos políticos. Foi a partir daqui que surgiu a ideia de serem convidados jovens ligados à vida política partidária para se deslocarem à ESA com o objetivo de dialogarem com os alunos sobre diferentes questões políticas. O primeiro encontro realizou-se em março, na sala de aula da turma, com o presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária José Afonso que, juntamente com a AE da ESA, conversou sobre as raízes históricas dos partidos e sobre problemas da atualidade política. A turma decidiu, então, alargar esta iniciativa a outros jovens de partidos representados no nosso município e propor-lhes um debate sobre os temas estão a trabalhar em Cidadania, isto é, o Desenvolvimento Sustentável e a Igualdade de Género.

A aluna porta-voz do 11.º F abriu o debate, começando por assinalar a ausência de mulheres na mesa e por questionar os convidados sobre qual o lugar que os seus partidos atribuem às mulheres na vida política. Outras perguntas se seguiram, nomeadamente sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). A todas as questões formuladas, o Guilherme, o José, o Mateus e o Pedro, representantes, respetivamente, dos jovens do BE, da JCP, da JS e da JSD, procuraram responder com clareza, explicando as propostas dos partidos que representavam.

O 12.º F, que foi a turma convidada para participar na atividade, interveio ativamente, colocando várias e pertinentes perguntas sobre os temas em debate.


Sem comentários:

Enviar um comentário