Desde o início do ano, quando da escolha do domínio Voluntariado, que a turma 11.º F tem demonstrado grande empenho em realizar atividades de solidariedade com pessoas vulneráveis e carenciadas. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, o tema foi debatido e procurou-se encontrar instituições que possibilitassem ações de voluntariado para os jovens.
Após algumas pesquisas e conversas, verificou-se que as alunas e os alunos da turma desconheciam a existência, na ESA, do nosso assistente social, João Paulo Silva. Depois de contactado, a turma recebeu-o numa aula de Cidadania e conseguiu dele uma preciosa ajuda. Com o seu auxílio, a Associação Comunitária CAPA — instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos — prontificou-se a receber os nossos jovens estudantes.
Após alguns contactos e acertos de datas, a ação de voluntariado, orientada pelo nosso assistente social, com colaboração com a professora de Cidadania e Desenvolvimento, realizou-se no dia 13 de maio.
O grupo de voluntários deslocou-se à Rua Dr. Emídio Guilherme Garcia Mendes, na Amora, espaço da Associação, e ajudou a organizar e distribuir cabazes alimentares. Tomou ainda conhecimento das várias áreas de intervenção da CAPA e das dificuldades que a associação enfrenta todos os dias para ajudar a população carenciada da Amora. As alunas e alunos desta turma apreciaram de tal modo esta atividade que vão repeti-la no dia 7 de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário