O ano letivo 2019-2020 foi interrompido pelo surgimento de uma pandemia que fez parar grande parte da atividade humana e, por consequência, também as atividades letivas presenciais. Muitos dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento que estavam em curso não puderam ser concluídos conforme estava previsto, ainda que tenha havido um grande esforço por parte de alunos e de professores para encontrarem no fenómeno pandémico, que se passou a viver, novos motivos para o exercício da cidadania — esforço realizado em condições muito difíceis de ensino e de aprendizagem a distância.
Fica o registo de atividades relativas a alguns projetos, cuja conclusão foi anterior à interrupção letiva presencial, e de dois vídeos relativos a projetos realizados durante o período de confinamento. À semelhança do ano anterior, a recolha de fotos foi ocorrendo sem preocupações de cobertura exaustiva de todo o trabalho realizado.
Neste segundo ano, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento passou a integrar o currículo do 7.º, 8.º, 10.º e 11.º anos (ensino regular e ensino profissional).
Antes da pandemia
No final do 1.º Período, a mesma turma do 8.º B participou na Conferência Final da APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada/Seixal). A Conferência realizou-se no Cineteatro Joaquim de Almeida, no Montijo, onde os alunos de 25 escolas do distrito de Setúbal tiveram a oportunidade de conhecer e dar a conhecer os projetos de inclusão social, realizados no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Palestra organizada por alunas da turma do 11.º TAI. Esta iniciativa teve como tema «A Violência contra a Mulher» e contou com a participação da APAV. Diversas situações de violência, como o abuso sexual de crianças, o assédio sexual, o bullying, a devassa da vida privada, a difamação e a injúria, a violência doméstica e violência sexual foram tratadas durante a palestra. O trabalho desenvolvido há já 30 anos pela APAV serviu de pretexto para ser evidenciada a importância do trabalho de Voluntariado, um dos domínios da Cidadania e Desenvolvimento.
Três turmas — 8.º A, 11.º H e 11.º TAI— representaram a ESA e participaram ativamente no debate promovido pela Câmara Municipal do Seixal, sobre o tema «Igualdade de Género: Mitos e Verdades». Esta evento contou com a presença da vereadora do pelouro da Cultura, um membro da Assembleia Municipal, uma professora e uma mestranda do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, e representantes do MDM e da UMAR.
Dois dos trabalhos elaborados no decurso da pandemia
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