Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

2019-2020: o ano em que a Cidadania se cruzou com uma pandemia

O ano letivo 2019-2020 foi interrompido pelo surgimento de uma pandemia que fez parar grande parte da atividade humana e, por consequência, também as atividades letivas presenciais. Muitos dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento que estavam em curso não puderam ser concluídos conforme estava previsto, ainda que tenha havido um grande esforço por parte de alunos e de professores para encontrarem no fenómeno pandémico, que se passou a viver, novos motivos para o exercício da cidadania — esforço realizado em condições muito difíceis de ensino e de aprendizagem a distância.

Fica o registo de atividades relativas a alguns projetos, cuja conclusão foi anterior à interrupção letiva presencial, e de dois vídeos relativos a projetos realizados durante o período de confinamento. À semelhança do ano anterior, a recolha de fotos foi ocorrendo sem preocupações de cobertura exaustiva de todo o trabalho realizado.

Neste segundo ano, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento passou a integrar o currículo do 7.º, 8.º, 10.º e 11.º anos (ensino regular e ensino profissional).


Antes da pandemia




A turma do 8.º B esteve no 1. º Encontro de “Team Leaders: Youth Lab for inclusion”. Este evento teve como objetivo o de proporcionar a partilha, entre alunos de treze escolas do nosso distrito, dos resultados dos projetos pela Inclusão Social, realizados durante o ano letivo anterior. No caso das propostas elaboradas pelos nossos alunos, em parceria com a APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal), resultou a construção, realizada pela Junta de Freguesia de Amora, de quatro passadeiras rebaixadas, com piso antiderrapante. As propostas feitas pelos nossos alunos, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e a colaboração da autarquia foram um contributo para a melhoria das condições de mobilidade dos cidadãos.
















Uma Mostra de Produtos de Comércio Justo, realizada na sala polivalente, levada a cabo pelos alunos do 10.º TC/TG— no âmbito do projeto Jovens Embaixadores do Comércio Justo, resultante de uma parceria com o CIDAC —, assim como pelos alunos do 10.º e 11.º anos de Comércio e os do 11.º de Gestão.



No final do 1.º Período, a mesma turma do 8.º B participou na Conferência Final da APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada/Seixal). A Conferência realizou-se no Cineteatro Joaquim de Almeida, no Montijo, onde os alunos de 25 escolas do distrito de Setúbal tiveram a oportunidade de conhecer e dar a conhecer os projetos de inclusão social, realizados no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

 


O Dia da Interculturalidade, na ESA, organizado pelas turmas 10.º E, 10.º F e 10.º H, teve a participação das turmas 10.º TT, 11.º TAI, 11.º TAS, e 11.º TGPSI. Objetivo: mostrar que qualquer dia pode ser dia de espírito intercultural. No auditório ocorreram performances preparadas por professores e alunos, em que se evidenciaram virtualidades da partilha cultural, e um debate, em que se refletiu sobre a vivência da interculturalidade, através de testemunhos de vida. No polivalente outras atividades foram desenvolvidas: exposição de trabalhos e de artigos de muitos países; partilha de gastronomias e momentos de dança. Nos pavilhões, foram afixados poemas e mensagens.













Uma palestra organizada pela turma 11.º TT, que teve duas partes: a primeira, sobre o tema "Ansiedade e Depressão" (com a colaboração da nossa psicóloga do SPO) e, a segunda, sobre "Vacinação" (com a colaboração de duas enfermeiras). Esta iniciativa foi parte de um projeto no domínio da Saúde.

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Auditório: apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das turmas 11.º A, sobre a Igualdade de Género, e 11.º H, sobre a Educação Ambiental, que contou com a presença de um encarregado de educação.




 

Palestra organizada por alunas da turma do 11.º TAI. Esta iniciativa teve como tema «A Violência contra a Mulher» e contou com a participação da APAV. Diversas situações de violência, como o abuso sexual de crianças, o assédio sexual, o bullying, a devassa da vida privada, a difamação e a injúria, a violência doméstica e violência sexual foram tratadas durante a palestra. O trabalho desenvolvido há já 30 anos pela APAV serviu de pretexto para ser evidenciada a importância do trabalho de Voluntariado, um dos domínios da Cidadania e Desenvolvimento. 






Três turmas — 8.º A, 11.º H e 11.º TAI— representaram a ESA e participaram ativamente no debate promovido pela Câmara Municipal do Seixal, sobre o tema «Igualdade de Género: Mitos e Verdades». Esta evento contou com a presença da vereadora do pelouro da Cultura, um membro da Assembleia Municipal, uma professora e uma mestranda do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, e representantes do MDM e da UMAR.



Dois dos trabalhos elaborados no decurso da pandemia

Trabalho sobre Igualdade de Género elaborado por uma aluna da turma 10.º E.

Trabalho sobre Violência de Género realizado por alunas da turma 10.º F.

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