Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

2018-2019: o início de um percurso de Cidadania

Recordamos algumas das atividades desenvolvidas pelos nossos alunos no ano letivo 2018-2019, ano em que, pela primeira vez, Cidadania e Desenvolvimento foi introduzida no currículo da ESA, nas turmas do 7.º e do 10.º anos (ensinos regular e profissional).

As fotos que se seguem assinalam alguns dos caminhos percorridos, não abrangem nem pretendem abranger todo o trabalho realizado. Os registos fotográficos foram acontecendo espontaneamente, ora por iniciativa dos alunos ora por iniciativa dos professores, não tendo havido a preocupação de cobertura sistemática de todas as atividades desenvolvidas. Deste modo, houve naturalmente trabalhos realizados por algumas turmas, dentro ou fora da sala de aula, de que não foi feito registo fotográfico. Aliás, o processo de registo, por via fotográfica ou vídeo, e posterior divulgação deve muito à iniciativa da nossa Professora Bibliotecária.


Começando pelos mais novos

As três turmas do 7.º ano integraram o Projeto Povos Culturas e Pontes, da Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do qual foram desenvolvidas parcerias com o CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral) e com a Fundação Gonçalo da Silveira, duas ONG dedicadas ao domínio do Desenvolvimento. Os projetos foram centrados nas áreas do Comércio Justo, do Trabalho e da Interculturalidade. No final, foi feita uma apresentação pública dos trabalhos produzidos à comunidade educativa.

Algumas fotos de atividades desenvolvidas.










Alunos do 7.º A, no decurso de uma aula que teve a colaboração da Fundação Gonçalo da Silveira, desenvolvendo uma atividade relativa a problemas derivados de processos migratórios.









Alunos do 7.º B, numa aula que tratou de problemas derivados da automatização da produção, com mesma colaboração da Fundação Gonçalo da Silveira.



Alunos do 7.º C desenvolvendo uma atividade relativa aos Circuitos Curtos de Comércio, com a colaboração do CIDAC.
 





Exposição, na polivalente, e, no auditório, apresentação pública dos trabalhos à comunidade educativa, com a participação da Câmara Municipal do Seixal, do CIDAC, da Fundação Gonçalo da Silveira e do Conselho Português para a Paz e Cooperação.




Alunos do 7.º B na realização de uma atividade que lhes permitiu experienciar algumas das dificuldades com que os seus colegas com deficiência visual se confrontam. Esta e outras atividades desenvolvidas em torno da temática da inclusão social decorreram de um projeto de parceria com a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal.












No final do ano letivo, a turma do 7.º C partilhou com outras escolas o trabalho desenvolvido em Cidadania e Desenvolvimento, na Feira de Projetos Educativos, levada a cabo pela Câmara Municipal do Seixal.



Prosseguindo com os mais crescidos

As turmas do 10.º anos (ensino regular e ensino profissional) desenvolveram diversos projetos ao longo do ano, com diferentes atividades. 
Deixamos os registos de alguns momentos dessas atividades.


O Dia Global da Dignidade foi assinalado com a realização de dois debates. O ponto de partida foi a pergunta «Que é a Dignidade?». Na busca de respostas, foram percorridos problemas como a violência doméstica, o assédio moral nas escolas, o racismo, a xenofobia  
e os refugiados de guerra. Um dos objetivos destes debates foi o de apoiar os projetos relativos ao domínio dos Direitos Humanos, que os alunos estavam a iniciar em Cidadania e Desenvolvimento.



Imagens da “Mostra Intercultural”, organizada pela turma 10.º TT. Foram diversos os trabalhos realizados dos quais resultaram uma mostra de culturas existentes entre os alunos da turma. A interculturalidade foi abordada através da música, vestuário, gastronomia, comunicação (saudações), estrangeirismos e numa palestra com a Associação Esperança, da Quinta da Princesa.














Turma 10.º TAI, em um trabalho de dramatização relativo  
aos Diretos Humanos, no auditório da escola.















Turma 10.º TGPSI, no trabalho de apoio técnico à dramatização.








Ambas as turma (10.º TAI e 10.º TGPSI), na Futurália, representando a nossa escola, com diversas dramatizações sobre o domínio dos Direitos Humanos. As cenas dramatizadas puseram em evidência o racismo e a xenofobia, a homofobia, a violência nos relacionamentos, o terrorismo e a guerra.

As turmas 10.º A e 10.º B, em visita de estudo ao Oceanário, pensando na defesa da biodiversidade e na responsabilidade de cada um de nós na prevenção da extinção de espécies.



Os Direitos Humanos, no Dia da Mulher, foram o mote para a apresentação dos trabalhos dos alunos do 10.º D, no auditório. As turmas convidadas a participar tiveram oportunidade de 
debater alguns aspetos mais relevantes dos diferentes trabalhos realizados.Uma encarregada de educação também esteve presente.  











As turmas 10.º G e 10.º H, da partilharam os seus trabalhos sobre os domínios da Interculturalidade e dos Direitos Humanos com alunos de outras turmas. Apresentações reflexivas, vídeos e canções criados pelos próprios alunos foram algumas das atividades desenvolvidas no auditório, que também contou com a presença de uma encarregada de educação.











O momento da entrega de alimentos ao Banco Alimentar pelos alunos do
10.º F. A responsável do Banco Alimentar deslocou-se à ESA para recolher os alimentos enlatados, como leguminosas, atum e leite e agradeceu a ação dos alunos, deixando a todos o convite para serem voluntários por um dia, nas instalações do Banco Alimentar, em Palmela.





 


A turma do 10.º TAS, desenvolvendo uma atividade no Congresso da Saúde.



«Os animais não humanos também têm direitos?» foi a pergunta de partida para um debate sobre um problema em análise em todo o mundo. Durante hora e meia, houve uma discussão muito participada. A par da apresentação de argumentos, foi clara a consciência dos alunos sobre a pertinência do debate de ideias mas também sobre a complexidade e dificuldade do tema. O debate teve a moderação de alunos do 12.º C e constituiu um apoio a projetos de Cidadania e Desenvolvimento.


Concluindo com uma reunião de trabalho

O primeiro ano de Cidadania e Desenvolvimento foi concluído, no auditório da escola, com uma reunião de trabalho de avaliação do percurso realizado e de projeção do ano seguinte. A reunião teve a participação de representantes dos alunos das turmas do 7.º e 10.º anos, do presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, dos professores responsáveis pela componente curricular Cidadania e Desenvolvimento, de todos os professores da escola, da professora bibliotecária, do coordenador de Cidadania e do diretor da ESA.

Foi uma manhã dedicada ao escrutínio do que foi realizado, com ampla participação dos presentes. Foram identificados aspetos positivos, foram analisados aspetos negativos e dificuldades encontradas e foram desenhadas possibilidades a desenvolver no segundo ano de concretização da nova componente curricular.





















Alunos do 7.º ano e suas professoras participando na reunião.


Alunos do 10.º Ano intervindo.














Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESA e professores de Cidadania e Desenvolvimento intervindo na reunião de trabalho.

















Professores do 10.º ano responsáveis por Cidadania e Desenvolvimento expondo os seus pontos de vista. 

Professores da ESA. Foram vários os colegas que tiveram participação ativa na reunião de trabalho, salientando elementos positivos e negativos, em relação ao primeiro ano de Cidadania e Desenvolvimento, e apresentando propostas para o futuro.

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