Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Alunos da ESA conheceram o FiSahara

No dia 6 de outubro, as turmas 2TAS, 2TT e 3TT da nossa escola deslocaram-se ao Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal para participar numa sessão de cinema, seguida de debate, referente ao FiSahara — Festival Internacional de Cinema do Sahara Ocidental.

Este festival de cinema tem como objetivo aumentar a consciencialização internacional sobre o conflito ignorado do Sahara Ocidental. O FiSahara tem, por isso, uma dimensão alargada ao usar o cinema como ferramenta de autoexpressão, de resistência cultural e de ativismo dos direitos humanos do povo Saharauí.

Uma parte importante da programação do FiSahara baseia-se na premissa de que o acesso ao lazer, à cultura e ao entretenimento são direitos humanos básicos.

O filme em exibição, Life is Waiting, de Iara Lee (2015), é um documentário que retrata o conflito do povo Saharauí de uma perspetiva não violenta, focando-se especialmente na arte como ferramenta de resistência e ativismo pela causa deste povo.

Para os estudantes da nossa escola constitui um exemplo de exercício da cidadania e uma motivação acrescida para a utilização de linguagens artísticas no trabalho de projeto.

Entre outros contributos, desperta, também, para a consciencialização da importância de preservar a memória de um povo e do respeito pelo testemunho dos anciãos.

Esta atividade foi promovida pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Seixal em colaboração com o PCE (Projeto Cultural de Escola).


Sem comentários:

Enviar um comentário