Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Orçamento Participativo: um exercício de cidadania

Começa hoje, 7 de fevereiro, o Orçamento Participativo ESA 2022. 

É a 5.º edição dos orçamentos participativos, iniciados em 2017. Nesse primeiro ano, os alunos da ESA, após uma campanha de divulgação e de debates das cinco propostas apresentadas, votaram pela aquisição de instrumentos de música, de modo a tornar possível a formação uma banda na escola. O que veio a acontecer.

Em 2018, das quatro propostas formuladas, venceu a que propunha a aquisição de uma estufa, para o desenvolvimento de um projeto de agricultura biológica levado a cabo pelos alunos. 

No ano seguinte, 2019, a ideia vencedora foi a que propunha a realização, na escola, de uma pintura mural alusiva à paz. 

Em 2020, devido à situação pandémica, que levou ao encerramento das escolas, o OPE que estava em curso foi interrompido, não tendo sido possível concluí-lo. 

No ano passado, 2021, das quatro propostas apresentadas a sufrágio, foi escolhida a que sugeria a aquisição de malas de primeiros-socorros para cada um dos pavilhões da escola.

Este ano, o que irão os alunos da ESA propor?

O regulamento, o calendário e os formulários para apresentação e subscrição de propostas estão, respetivamente, aquiaquiaqui e aqui

O e-mail de contacto é: ope2022@esec-amora.


Sem comentários:

Enviar um comentário