Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Orçamento Participativo ESA 2025 - Resultados

Foi a 8.º edição do Orçamento Participativo da ESA. 
Mil e quarenta e um alunos exerceram o direito/dever de votar. A proposta C — Gestão Eficaz do Congestionamento Escolar — foi aquela que recebeu mais votos. Por isso, está de parabéns.
Mas, na verdade, todos merecem felicitações — quer os que apresentaram e defenderam propostas, e que foram um exemplo de exercício de cidadania em prol do bem comum; quer os que participaram através do voto, manifestando as suas opções em prol da comunidade escolar.

Orçamento Participativo - ESA 2025: debates

Nos próximos dias 17 e 18 de março, vão ocorrer os debates sobre as três propostas apresentadas pelos nossos alunos.
Aqui fica o respetivo calendário. Para ampliar ou melhorar a nitidez, clicar em cima da imagem.

Ambiente e Desenvolvimento - qual o caminho para a sustentabilidade?


No dia 13 de janeiro, das 8h55 às 9h45, durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 11.º C teve a honra de receber Susana Fonseca, Vice-Presidente e Coordenadora da Área Temática da Associação ZERO. 
A sua presença foi possível graças ao convite de um dos grupos de trabalho da turma, proporcionando, assim, uma oportunidade única aos alunos. 
No contexto da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável, a nossa convidada apresentou a atuação da ZERO, uma ONG ambiental comprometida com a sustentabilidade e a transformação de políticas públicas. 
Durante a sessão, foram abordados conceitos fundamentais como o “Dia da Sobrecarga da Terra”, o “Cartão de Crédito Ambiental”, a “Pegada Carbónica 2030” e a “Economia Circular”. 
Alunos e professora tiveram a oportunidade de compreender melhor a gestão de recursos e resíduos, analisando as práticas atuais em Portugal e refletindo sobre o que poderia ser feito de forma mais eficiente. 
Ficaram também conscientes de que, se todos no mundo vivessem como os portugueses, seriam necessários quase três planetas para sustentar esse estilo de vida. 
A sessão destacou, ainda, que cada ação individual, por menor que pareça, é relevante e que, juntas, podem gerar um impacto significativo na construção de um futuro mais sustentável.

Orçamento Participativo - ESA 2025: temos 3 propostas!

A toda a Comunidade Educativa, vimos divulgar as três propostas devidamente submetidas no âmbito do Orçamento Participativo 2025:

- “Água para Todos: Reativação dos Chafarizes” - (12B)
- “Ambiente Acolhedor nas Salas de Aula” - (11D)
- “Gestão Eficaz do Congestionamento Escolar” - (10E)

Assim, a campanha das 3 propostas:
- inicia no dia 10 de março e decorre até dia 21;
- serão debatidas com todas as turmas da ESA, no Auditório, nos dias 17 e 18 de março, mediante calendário posteriormente apresentado.

A votação em urna móvel terá lugar nos dias 24 e 25, sendo o resultado da proposta vencedora divulgado nesta última data.

Estão, desde já, todos de Parabéns!

A Coordenação de Educação para a Cidadania

Música e Saúde Mental - um projeto de Cidadania e Desenvolvimento do 11.º B

Um grupo de alunos da turma 11.º B dinamizou o debate "A importância da música no bem-estar individual e na sociedade", no Auditório da ESA. 

Assim, no dia 21 de fevereiro, o Artenilton dos Santos, o Diogo Carrusca, o Jesuíno Caetano e o Ronaldo Lobato receberam as turmas 1TAE, 1TT, 2TT, 3TAE para partilharem o seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento. Para a apresentação e debate convidaram três pessoas ligadas à música e à escola: Márcio Ribeiro, formador do grupo de música Esamba e enfermeiro no hospital S. José, em Lisboa; Isabella Lima, guitarrista e vocalista da Banda da ESA, sua coordenadora em 2022-23 e estudante da Universidade Nova; João do Ó, ex-aluno, refundador da Banda da ESA, no ano de 2020, e estudante de Belas-Artes. 

No desenrolar do seu projeto, o grupo do 11.º B tinha estabelecido um conjunto de objetivos que estiveram na base das perguntas dirigidas aos convidados. Por exemplo: como a música pode contribuir para a saúde individual ou para a construção da identidade de cada indivíduo e de cada grupo, nos jovens? Neste sentido, os dinamizadores apresentaram dois vídeos para mostrar como a música pode ser uma expressão da espiritualidade e religiosidade humana e como é uma arma política e social. 

Entre as interessantes respostas de cada convidado e as perguntas dos jovens presentes no Auditório, destacamos os exemplos e testemunhos de terapias através da música. Não esquecendo a relevância das respostas de todos: nunca é tarde para aprendermos um instrumento e participarmos em grupos de música, enchendo a nossa vida de arte e criatividade. 

No fim do debate, assistimos a uma atuação do Artenilton, elemento do grupo e rapper, um jovem recentemente chegado de Cabo Verde, onde já gostava de cantar e participar em eventos. A ESA acolhe os novos alunos e contribui para promover trocas culturais entre todos, um dos objetivos desta atividade e do Plano Cultural de Escola. O público aplaudiu o Artenilton com muito entusiasmo!