Blogue da Escola Secundária de Amora. Espaço de partilha de iniciativas desenvolvidas pelos alunos, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Cidadania e Arte ou de atividades com elas relacionadas. A Educação para a Cidadania procura explicitar, no contexto do viver coletivo, a relação íntima entre Conhecimentos e Valores, visando uma participação Cívica cada vez mais ativa, esclarecida e responsável.

Projeto "Entre Gerações"

No dia 22 de janeiro, concretizou-se o projeto Entre Gerações da turma 11.º D, planeado para o 1º semestre, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Neste projeto abordámos o tema da Inclusão e da Saúde Mental, através da organização de uma atividade entre jovens e idosos.
Com a ajuda do assistente social da ESA e do grupo ESAmba, deslocámo-nos ao centro de dia AURPIA, onde fomos calorosamente recebido pelos funcionários. O nosso assistente social já tinha facilitado os contactos entre as instituições


Passámos uma tarde divertida a ouvir histórias dos reformados, umas comoventes outras animadas, através de questionários anteriormente elaborados por nós.
Tudo ao som de muitas e diversas músicas.



Agradecemos aos colegas que tocaram samba e músicas africanas, animando todos e possibilitando que idosos, jovens, funcionárias e professores dançassem juntos.
 
Foi um momento feliz, passado entre gerações distintas, com muito amor envolvido.

Texto: Daniela Pinto, Érica Mendes, Laura Barbeitos e Leonor Ponciano, 11.º D

Um projeto para a ESA, com a colaboração da JF Amora

A turma do  11.º D dirigiu-se à Junta de Freguesia de Amora, no dia 21 de janeiro,  para colocar em prática o seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento. 

No âmbito do domínio Educação Ambiental, um grupo da turma planeou o Green Project, que consiste na plantação de algumas árvores no recinto escolar, com o objetivo de melhorar os espaços exteriores da escola. Este é um dos projetos que a turma vai desenvolver no 2.º semestre.

No primeiro semestre, este grupo interessou-se por conhecer as competências da Junta de Freguesia de Amora, de forma a saber se podia pedir ajuda para o Green Project. Aí, ficou a saber que a Junta é um órgão executivo responsável pelo poder local. Entre outros aspetos, a Junta é competente a nível de bens e valores do património da Freguesia e é responsável pela administração local, prestando serviços à população, a nível da iluminação, da reparação de passeios, passadeiras para peões, reabilitação de parques infantis, construção de parques caninos e abrigos para gatos, entre outros. O poder local interessa-se pelos problemas próximos, disponibilizando-se a ajudar os jovens e mantendo uma proximidade significativa com os habitantes da Freguesia.

Na reunião com a secretária e o presidente da Junta, ficámos a saber, por exemplo, que pessoas sem a nacionalidade portuguesa poderão votar na sua freguesia e que há um projeto de voluntariado para os jovens. 
Neste ano de 2025 haverá eleições para a Assembleia de Freguesia, de onde surgem os membros da Junta, e também para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal. Votar dá-nos liberdade de escolha e é importante os jovens exercerem o seu direito de voto. (Domínio Instituições e Participação Democrática)

Na reunião de dia 21 de janeiro, o presidente da Junta de Freguesia de Amora mostrou-se disponível para ajudar no Green Project, através de materiais, despesas, mão de obra e contribuição para adquirir árvores, por exemplo. Mostrou-se interessado em participar e contribuir para executar o Green Project

No dia 11 de fevereiro, recebemos a visita do presidente da Junta de Freguesia para avaliarmos, em conjunto, o melhor local para a plantação de árvores. Visitámos um espaço em que não existe qualquer tipo de árvores nem tratamento.
Com este projeto queremos mostrar também como os alunos podem melhorar o seu recinto escolar, tornando a escola um lugar mais agradável. 
Com a ajuda proporcionada pela nossa Junta de Freguesia estes projetos tornam-se possíveis.
Texto: Iara Rodrigues, Maria Mendes e Patrícia Henriques, 11.º D.

Cidadania através do exercício do voluntariado

No dia 20 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h30, um grupo de alunos do 7.º B, juntamente com a Diretora de Turma e professora de Cidadania, Albertina Morgado, o Dr. João Paulo Silva e a professora Clarisse Sequeira (do projeto ESAssiste), visitaram os idosos do Centro de Dia da Amora, no âmbito do domínio do Voluntariado, partilhando com eles postais de Natal (feitos pelos alunos da turma), afetos, conversas e sorrisos. 

        

Foi uma experiência enriquecedora, tanto a nível pessoal como a nível social vivenciando-se alguns valores como a solidariedade, a empatia e a partilha de histórias.